Caravana da Arquitetura em Santa Rosa

Data: 25/05/2016
Fonte: Sabrina Ortácio

O IF Farroupilha - Campus Santa Rosa recebeu a Caravana da Arquitetura, promovida na noite da segunda-feira (23), pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Conselho de Arquitetos e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do IF Farroupilha – Campus Santa Rosa. O evento trouxe uma série de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade voltadas ao tema da atuação do arquiteto e a valorização profissional.

A programação iniciou com a abertura da Exposição do Prêmio IAB – RS, que mostra os trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo de diversas instituições de ensino do estado, premiados em 2014. A exposição está aberta à visitação até o dia 10 de junho, no Instituto.

Na sequência, os representantes do projeto Caravana da Arquitetura, a arquiteta Eloise de Brito Mudo e o arquiteto Ednezer Rodrigues Flores, fizeram respectivamente a apresentação do Prêmio IAB – José Albano Volkmer – cujo objetivo é divulgar e estimular a qualidade da produção acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do RS; e da Caravana da Arquitetura, que busca o fortalecimento da IAB – RS no interior do estado através de debates e reflexões acerca da profissão.

O arquiteto Rafael Lorentz, da Bá – Boa Arquitetura, foi o palestrante do evento, discorrendo sobre o tema “A atuação do arquiteto no contexto local: três pontos de vista”. Ele apresentou a produção de seu escritório como demonstração das possibilidades de ação em diferentes cidades e falou da necessidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil. Também comentou sobre a formação acadêmica atual e da importância da formação profissional além da sala de aula.

O debate entre os participantes levantou questões como o envolvimento dos profissionais em políticas públicas e planos diretores, legislação, gestão de escritórios e formação profissional, dentre outros.

O evento, aberto ao público, contou com a presença de arquitetos e profissionais da área de Santa Rosa e região, além dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, alunos do curso Técnico em Edificações, do diretor-geral, Marcelo Lamb, professores e servidores.