Quarta no IAB - Patrimônio Moderno

Data: 16/08/2017
Local: IAB RS (Rua General Canabarro 363)
Horário: 19h30

Para comemorar o Dia do Patrimônio, o IAB RS promove na quarta-feira (16/08), às 19h30min, o debate "Patrimônio Moderno" com a presença da professora Arq. Anna Paula Canez e do professor Arq. Carlos Eduardo Dias Comas.


COLOQUE NA AGENDA
O que: debate "Patrimônio Moderno"
Quando: dia 16 de agosto (quarta-feira), às 19h30min
Onde: IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre)
Quanto: entrada franca



SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES:


Anna Paula Moura Canez

Possui graduação em Arquitetura - UFRGS (1988). Em 1989 foi premiada na primeira edição do Concurso Ópera Prima para formandos em arquitetura. Realizou mestrado (1996) e doutorado (2006) em Teoria, História e Crítica da Arquitetura - PROPAR/UFRGS - com a tese orientada por Fernando Freitas Fuão intitulada, "Arnaldo Gladosch: o edifício e a metrópole. Atualmente atua como arquiteta colaboradora de escritório de arquitetura e professora titular e pesquisadora do Centro Universitário Ritter dos Reis desde 1990, coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie e líder de grupo de pesquisa "Lucio Costa: Obra Completa". Tem experiência na área da arquitetura e do urbanismo, com ênfase no projeto da edificação, atuando em pesquisa principalmente no tema do projeto de arquitetura e arquitetos brasileiros do século XX. É autora dos livros, "Fernando Corona e os caminhos da arquitetura moderna em Porto Alegre" e "Arnaldo Gladosch: o edifício e a metrópole"; co-autora dos títulos, "Acervos Azevedo Moura e Gertum e João Alberto: imagem e construção da modernidade em Porto Alegre", "Arquiteturas Cisplatinas: Roman Fresnedo Siri e Eladio Dieste em Porto Alegre" e "Composição, partido e programa: uma visão crítica de conceitos em mutação". Em 2007 coordenou a edição fac-similar do livro "Lúcio Costa: sôbre arquitetura" organizado por Alberto Xavier.


Carlos Eduardo Dias Comas

Formou-se arquiteto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966). É mestre em Planejamento Urbano e mestre em Arquitetura pela University of Pennsylvania (1977) e doutor em Projet Architectural et Urbain -pela Université de Paris VIII (2002). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua em projeto e em teoria, história e crítica de arquitetura. Foi coordenador de 2005 a 2008 do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PROPAR-UFRGS, assumindo em 2009 a coordenação editorial. Foi coordenador do DOCOMOMO Núcleo-RS de 2005 a 2007 e coordenador geral do DOCOMOMO Brasil de 2008 a 2011, voltando a coordenar o DOCOMOMO Núcleo-RS em 2012. Membro do comité assessor da área no CNPq em duas ocasiões. Representante adjunto da área na CAPES no triênio 2005-2007. Integra o conselho editorial das revistas Arqtexto (UFRGS), Arcos (ESDI/UERJ), Arquitextos- Vitruvius e Architectural Research Quarterly (Cambridge University). Membro do CICA (Comité Internacional dos Críticos de Arquitetura) da União Internacional de Arquitetos. Tem publicado extensamente sobre a arquitetura e o urbanismo modernos brasileiros e elaborado um número significativo de projetos de arquitetura e urbanismo.